Hoje resolvi publicar aqui o passo-a-passo de uma ilustração que eu fiz para um concurso na pagina WacomBrasil. Teve muitos trabalhos bons, e infelizmente eu não fui escolhido, mas aí está o trabalho e pesquisa. Vamos começar com a história do personagem, é um pouco grande, mas recomendo a leitura para entender o trabalho.
Ragnar o corajoso
Ragnar morava no norte, uma vila fria e tumultuada. Seu pai era um ferreiro, andava cheio de trabalho nesses dias, havia muitas guerras vindas do sul e um mal crescente vindo das montanhas geladas do norte, onde vivem os trolls e gigantes.
Ragnar era um garoto pequeno, não podia ser considerado um homem, não havia feito o rito de passagem para a idade adulta, porem seu coração era valente e aguardava o momento de provar isso. O sonho de Ragnar era se tornar um soldado conhecido, desbravador, conquistador! Assim como o rei cujo nome serviu de inspiração à sua mãe no dia em que nasceu.
Seu pai havia lutado em poucas guerras, havia se ferido gravemente na ultima delas e hoje se dedicava somente ao oficio. Ele ainda guardava a espada e o machado que usara no passado.
Ragnar passava horas olhando aquelas armas, eram obras primas de seu pai. Apesar do tempo, ainda conservavam o brilho e o corte de quando haviam sido construídas, o machado era menos trabalhado pois era uma arma de guerra, apenas servindo para esse proposito, mesmo assim era adornado de runas de coragem e proteção. Já a espada era excepcionalmente bela, continha uma fusão do mais forte aço com a leveza dourada do ouro, runas e pedras preciosas incrustadas em seu cabo, o símbolo de “Mjolnir” o martelo de thor, que irá garantir proteção.
Certo dia um grupo de trolls atacam a vila, saqueando as casas. Sua mãe o protege, trancando os dois dentro do quarto enquanto seu pai os defende. Ao acabar a confusão, o pai de Ragnar, triste, descobre q a espada fora roubada. Ragnar fica indignado pelo roubo da arma mais linda e valiosa q já vira, e fica compadecido pela tristeza do pai, então sai escondido para recuperar a espada. Tentou entrar em uma armadura, porem viu que não cabia por ser muito pequeno, então, arrastando, levou o machado que devia pesar metade de seu peso. Sua roupa era apenas couro e algodão, era tudo oque ele conseguia carregar. Dessa forma ele partiu em sua jornada.
Agora, definida a história eu tinha que definir o personagem de uma forma que passasse essas características, depois de muita pesquisa sobre vestimenta viking, e vários esboços, eu cheguei a um design final. A partir desse momento eu escaneei o personagem, criei algumas paletas de cor, pintei com cores capadas pra observar a harmonia que passava, decidi a cor abaixo por passar as caracteristicas do personagem, alem de harmonizar com o fundo, em sua maioria azul, verde ou cinza.
O esboço abaixo foi criado após, dando enfase à perseverança do personagem, e à força que sua coragem e sua honra o passa.
o fundo foi criado primeiro, as construções são inspiradas em construçoes vikings de verdade, a pesquisa é um pouco complicada porque eles usavam muita madeira, que apodreceu e deixou poucas referencias pra hoje.
Agora para o processo de pintura eu vou descrever rapidamente oque eu fiz na ordem. Primeiro eu pintei o personagem com as cores chapadas da paleta de cores, em seguida fui pintando sombras de luz, resolvi criar um efeito granulado para simular neve, dei mais contraste adicionando uma camada de sombra, arrumei a sombra da pele para ele não ficar muito pálido.
Esse foi o design final, usei os dois desenhos, e uma fonte modificada por mim para parecer runas nordicas, mas mesmo assim ter legibilidade.
Obrigado a vocês por acompanharem meu processo de criação, espero que inspire os que precisam, e agrade os observadores.
Amei! Mais do que lindo! ;)
ResponderExcluirAdorei filho. Espero que todo esse talento e dedicação possam ilustrar muitos trabalhos de sucesso na sua vida.
ResponderExcluir