Olá gente, tudo bem com vocês?
Estou passando por um momento bem complicado, aquele em que estou no fim da faculdade e me sinto meio sem foco. O mais complicado ainda é sentir a necessidade de arranjar um emprego, algo que todo mundo reconheça como uma boa carreira.
Uma das perguntas mais complicadas de responder é quando dizem: "mas com a faculdade de artes visuais, com o que você vai trabalhar?". Não é difícil responder por falta do que fazer a partir da conclusão do curso, e sim porque grande parte do que pretendo fazer não tem uma carreira reconhecida como "trabalhos tradicionais".
Vemos uma dificuldade aqui no Brasil de ter certos trabalhos reconhecidos como legítimos. Experimente falar pra alguém por exemplo que seu trabalho é fazer tirinhas para a internet, ou videos, ou escrever num blog, ou jogar videogame; ou um monte de coisas que é considerado "fácil" ou "hobbie". Essa pessoa no minimo vai perguntar se você faz só isso e ainda ganha dinheiro. É a grande barreira encontrada por pessoas dessas áreas criativas.
Eu desenho, ilustro, escrevo, e sou apaixonado por artes. Esse é meu trabalho, e sim, eu trabalho muito, todo dia, desde que acordo até a hora de dormir. Pra escrever esse texto mesmo, algumas horas do meus dia são gastas, e para que? Para criar cultura.
Cultura essa que une todo ser humano, não importa de onde vem, quais as características físicas ou o tanto que estudou, todo ser humano produz cultura. E como produtor de cultura, todo ser humano também é consumidor de cultura, de onde ele tira conteúdo para reproduzir cultura.
Pode ser assistindo filmes, lendo livros, ouvindo musica, proclamando poesias em praças públicas, fazendo artesanato, até reproduzindo ditados populares e canções folclóricas. Estamos cercados de cultura.
Agora, quanto vale um trabalho de cultura? Menos do que um trabalho de um arquiteto por exemplo? será que editar um vídeo é menos difícil? Criar um conto ou uma cronica ou uma dissertação, é mais fácil do que calcular expressões matemáticas? Não é simples trabalhar em criação, o problema é que isso não pode ser quantificado. Não dá pra você ver toda a importância que um texto ou um vídeo causou em parte da audiência ou a importância para o ser humano se desligar um pouco da rotina para se entreter. É mais fácil olhar para o avião e pensar que alguém construiu (imaginar que com muito trabalho, porque você não consegue) ou olhar para prédios e ter certeza de que a humanidade não seria nada sem eles.
Porem, se você desvaloriza o trabalho de alguém, pode ser por achar que a pessoa não estudou muito ou por achar que o trabalho não é muito importante, pare um segundo para pensar: "será que está certo desvalorizar qualquer trabalho que seja?". A maioria não contesta por exemplo o papel de apresentador do Silvio Santos, nem a quantidade de dinheiro que ele recebe. Nem desvalorizam o trabalho de atores e atrizes famosos, que ganham muito mais do que a média de salario no Brasil. Mas qual o tipo de conteúdo essas pessoas estão dando ao mundo? Tem valor material?
Nem todo trabalho tem carteira assinada, horário e salario exato a cada mês, muitas vezes você pode viver fazendo algo que você nem imagina que pagariam você pra fazer. Meu incentivo para todos que aqui chegaram é esse, corra atrás das coisas que você gosta de fazer, não deixe ninguém te falar que é impossível ou que não vale a pena. E se você costuma pensar isso de qualquer trabalho (qualquer um viu?!?), tente mudar um pouco essa mentalidade, se todos valorizarmos uns aos outros, essa valorização só tende a voltar para você! =)
Hoje deixo vocês com esse esboço diário de ontem, mostra um pouco da minha evolução, Se não fosse esse meu estudo diário eu nunca conseguiria alcançar o nivel que quero com minha arte.
Abraços para todos, até a próxima.
Gostei da reflexão!
ResponderExcluir♥